rua barão de Tatuí 351 cj. 61 01226-030 São Paulo S.P. t./f.: 11 38254034 editoraphoebus@gmail.com

AS LÍNGUAS DO PARAÍSO


Arianos e semitas: um casamento providencial



Autor: Maurice Olender
Prefácio: Jean-Pierre Vernant
Tradução do francês: Bruno Feitler
260 páginas
R$ 41,00
ISBN 978-85-60584-04-8


Um dos livros mais bonitos que conheço sobre o tema (…) extraordinário e que cito com frequência. (Umberto Eco)

A espantosa história da filologia comparada do século XIX, intimamente ligada à ciência das religiões e contada por Maurice Olender no respeito de toda sua complexidade e contradições. (Jacques le Goff)


Referência incontornável, As Línguas do Paraíso, do arqueólogo e filólogo Maurice Olender, foi traduzido em mais de doze idiomas e foi premiado pela Academia francesa em 1990. No primeiro capítulo o autor já levanta a instigante questão sobre a língua utilizada no Éden: "no Jardim do Paraíso, Adão, Eva, Deus e a serpente falavam hebraico, flamengo, francês ou sueco?"

Na busca de compreender como famosos eruditos passaram do estudo da linguagem para a formulação de uma teoria das raças, o autor mostra como isso não se deu por meio de métodos científicos, mas pelo tradicional prisma religioso e, mais tarde, nacionalista, que serviu finalmente de base para os acontecimentos mais horripilantes da nossa história recente.

"Línguas do Paraíso, ou seja, estado primevo da linguagem, ponto de arrimo no qual o falar humano se enraíza na Palavra em seu estado puro, seja a Palavra de Deus ou a do mundo, da natureza que Deus criou em sua totalidade, tirando-a do nada, pela força de seu Verbo." 
(do prefácio de Jean-Pierre Vernant)


MAURICE OLENDER (1946) é arqueólogo e filólogo de formação, professor da École des hautes études en sciences sociales de Paris e professor convidado em universidades de vários países. É autor de Race and Erudition (Harvard University Press, 2009), dirige a revista Le Genre humain desde a sua fundação e a coleção “La Librairie du XXIème siècle”, nas edições do Seuil.

compre:

na Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/LINGUAS-DO-PARAISO-AS/42089905

na Livraria da Travessa: http://www.travessa.com.br/LINGUAS_DO_PARAISO_AS_ARIANOS_E_SEMITAS_UM_CASAMENTO_PROVIDENCIAL/artigo/0bb9c9e5-c2b5-4b75-b8f1-42d4576910a9

A INVENÇÃO DA TERRA

 


Autor: Franco Farinelli
Nota de Sergio Valzania
Tradução do italiano: Francisco Degani
144 páginas
R$ 27,00
ISBN 978-88-60584-03-1

Antes da invenção dos aviões, nunca ninguém havia visto o mundo do alto, até o alpinismo é uma experiência recente. Contudo, a cartografia desenvolveu-se desde a Antiguidade e não foi um processo nada simples, linear ou compartilhado. Farinelli nos explica quanto trabalho, pesquisa e fantasia foram precisos para construir uma visão de mundo. (da nota de Sergio Valzania)


A INVENÇÃO DA TERRA do geógrafo Franco Farinelli, em tradução inédita do italiano, conta em linguagem instigante e acessível a história da percepção que temos do território, da extensão da terra e do universo. Desde os relatos fundadores da Bíblia até o tempo dos satélites, o livro conta como essa percepção se transformou, e quais foram as consequências para o modo como observamos o viver no mundo.

Quando o mundo era muito menor, em grande parte desconhecido, os territórios desbravados eram apenas uma antecipação parcial de outros terrenos misteriosos. As representações da Terra, ainda como Cosmo, tinham provavelmente, outra função, ou a mesma de maneiras diferentes. A Terra, pode-se dizer e passível de ser representada mais como uma ordem provida de sentido do que como uma mera extensão.

A evolução da geografia – do Gênesis e do Enuma Elish babilônio até a cartografia moderna – surge como a história de um progressivo desencanto: do Mundo à carta geográfica. O autor mostra como, através de cosmogonias, cosmologias e cosmografias, o vago e mítico universo-total, lenta e laboriosamente, pariu a Terra.


FRANCO FARINELLI (1948) é autor de vários livros sobre a Geografia e suas interpretações, e lecionou a disciplina em Genebra, Los Angeles (UCLA) e Paris (Sorbonne e Ecole normale supérieure). Atualmente é professor da Universidade de Bolonha e presidente da Associação dos Geógrafos Italianos.

compre:

na Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/INVENCAO-DA-TERRA-A/42090025

na Livraria da Travessa: http://www.travessa.com.br/A_INVENCAO_DA_TERRA/artigo/36e4ad03-2c85-45be-9d56-7ede98af65d7